Câmara poderá receber iluminação especial a partir de 2020

Projeto de resolução do vereador Plácido Filho foi apresentado em setembro deste ano e tramita na Casa. Proposição está aguardando para entrar em pauta.

Nos últimos anos, campanhas de conscientização em prol da saúde passaram a fazer parte da iluminação arquitetônica de inúmeras cidades brasileiras. Câmara dos Deputados, Senado Federal e Palácio do Planalto, todos em Brasília, são exemplos de lugares que carregam a simbologia. Em Fortaleza, equipamentos públicos também entraram na onda do estímulo à cultura preventiva e passaram a integrar o panorama de instituições com decoração especial alinhada a movimentos pela saúde.

Para suprir o lapso na Câmara Municipal de Vereadores (CMFOR), o vereador Plácido Filho (PSDB) apresentou em setembro deste ano o projeto de resolução 21/2019, que institui iluminação na fachada da Câmara em convergência com cores de campanhas de saúde vigentes durante o ano. Se aprovada a medida, o local passa a ser iluminado nas cores branca, em janeiro; laranja, em fevereiro; azul-marinho, em março; azul, em abril; e outros tons nos meses seguintes.

Segundo o parlamentar, também presidente do Sindicato dos Trabalhadores no Serviço de Saúde de Fortaleza (Sintsaf), a ação reforça a necessidade de que Fortaleza aproprie-se da iniciativa para fomentar a importância de se evitar doenças e se atentar aos respectivos cuidados. A proposição está em tramitação na Casa e será analisada por comissões temáticas relacionadas à matéria.

“Estou na expectativa de que, a partir de 2020, a Casa do Povo já esteja com essa regra em vigência. A população que reside no Edson Queiroz, Luciano Cavalcante e Patriolino Ribeiro, bairro onde a Câmara está localizada, será a mais impactada, já que diariamente verá a iluminação”, afirma o parlamentar. O vereador Plácido Filho articula na Câmara para que a medida seja levada à apreciação do plenário ainda em 2019.

Crédito: Câmara dos Deputados/Divulgação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *